Matilde Horta e Costa Raposo

Matilde Horta e Costa Raposo

A Matilde é a nossa Responsável Nacional. Faz parte da L301 desde 2016. Enfermeira e aventureira, tem sempre mil histórias para contar, pergunta-lhe nas atividades!

Querida Mãe

São 03:47h. Mas que dia! Bem… dias! Entre cuidar dos doentes no meu trabalho e cuidar do Teu Movimento os desafios são vários. Mas sou feliz. Sou mesmo! Poder servir o Pai é um privilégio, seja no meio de uma rotina mais ou menos agitada. Esta é a vida que me foi confiada. É o caminho sonhado para os meus passos. Às vezes parece-me existir um desleixo pelo “quotidiano”. Deixa-se para amanhã, planeia-se o futuro, vive-se para depois e não para o agora. AGORA!

Neste segundo em que escrevo estas palavras, neste segundo em que alguém as lê, neste exato segundo tudo o que mais interessa neste mundo está a acontecer: Deus está presente. É completamente surreal perceber isto, que nunca estamos sozinhos, que o Extraordinário se manifesta no ordinário… Que graça gigantesca!

Gostava que todos os equipistas vivessem assim: com os pés assentes na terra e os olhos fixos no Céu. Que fossem fiéis à sua realidade, que valorizassem cada respiração, que se entregassem com alegria ao tempo que lhes foi dado a viver! Como me disseram noutro dia, «santos são os especialistas no quotidiano». Não é preciso grandes obras, é preciso amor nas obras. E precisamente naquelas que cada um recebe diariamente. Imagina de aqui a uns anos estarmos a assistir à canonização de equipistas… Era épico e tão possível! 

Ensina-nos, Mãe, a ser responsáveis pelo agora, pela nossa vida, pelo nosso país, pela nossa Igreja. A missão não pode ficar só numa semana, a urnas não podem ficar sem votos, as igrejas não podem ficar vazias, os compromissos no Movimento não podem ser esquecidos (as quotas são o sustento das nossas ações para chegar a todos os corações) e, acima de tudo, a rotina não pode perder o seu valor. Ele chama-nos pelo nome, exatamente onde estamos, exatamente como somos. Agora e sempre!

“Este é um tempo de Graça”

Há duas semanas fui a um concerto de uns amigos no Santuário de Schoenstatt em Lisboa. Este concerto tinha uma grande diferença de todos os outros, pois este era feito para rezar. À medida que íamos ouvindo as músicas cantadas

Peregrinação de maio

“Bem Aventurados” – o tema que uma centena de equipistas e não-equipistas se propuseram a rezar na peregrinação de Maio. E que bem-aventurados foram! Um fim de semana prolongado, de 28 de abril a 1 de maio, bom tempo e