Procurar
Close this search box.
Picture of Lourenço Abecasis de Carvalho

Lourenço Abecasis de Carvalho

O Lourenço é equipista de Lisboa, da L300! Foi ordenado Diácono no dia 3 de Dezembro de 2023 pelo senhor Patriarca nos Jerónimos.

Quaresma 2024

Queridos equipistas!

Começamos hoje o tempo de preparação para a Páscoa, o acontecimento central da nossa Fé! Vamos celebrar o que celebramos em cada Domingo, mas que é o Tudo da nossa vida: O Verbo que se fez carne, e habitou entre nós, sofre por nós a Paixão, dá a Sua vida em sacrifício deixando-se pregar numa Cruz, para depois Ressuscitar! Numa frase tão cheia, mas tão curta, se resume o mistério da nossa redenção!

O nosso bom Deus quer que a Ele nos convertamos de todo o coração e, por isso, a Igreja, na sua sabedoria de Mãe, propõe-nos este tempo de penitência, para que os nossos corações mudem, para que a nossa existência passe a ter, em tudo, Cristo como ponto de referência e como termo de comparação.

A Igreja propõe tradicionalmente três instrumentos para a penitência: o jejum; a oração; e a esmola. Certamente não faltarão propostas que nos ajudem a viver estes momentos, mas permitam-me que dê enfase a uma dimensão da nossa vida que não pode faltar: A COMPANHIA!

Não podemos percorrer o caminho da Quaresma totalmente sozinhos, precisamos de uma companhia humana que nos ajude a percorrer este caminho. Foi este o método de Jesus, Ele deixou-nos a Igreja como Sacramento Universal de Salvação, para nos mostrar que ninguém se salva sem esta companhia, que conta com os da terra, mas também com os que já estão no Céu!

Esta Quaresma, toma consciência de que “a Igreja existe somente para isto, para que que cada Homem se possa encontrar com Cristo, para com Cristo percorrer o caminho da Vida”. Aprofunda a tua relação nesta companhia concreta que é o movimento – com os teus amigos aqui na terra, e os do Céu. Vamos convertermo-nos: praticar o jejum, a oração e a esmola; e encontrarmo-nos verdadeiramente com o Senhor Jesus que nos quer fazer ressuscitar com Ele para uma vida nova!

Uma boa Quaresma! Um abraço e bênção!



Diac. Lourenço Abecasis de Carvalho, L300

“Façam o favor de ser felizes!”

Todos nós já ouvimos falar de castidade, mas que tema é este da teologia do corpo? Que tem de tão fascinante? O padre Paulo Araújo veio-nos falar um bocadinho sobre isto, e através do seu testemunho, e de umas piadas

Discernimento não é só para Padres e Freiras

Queridos equipistas, Fui desafiada a escrever-vos sobre a importância do discernimento. Não sei bem se serei a melhor ou a pior pessoa para falar sobre isto, mas é realmente um tema que me inquieta, e por isso vou arriscar deixar-me

Ser Equipista a 100%

31 de Janeiro, começou a P89. A base do movimento começa aí, em cada reunião de equipa, na nossa equipa base. Foram 9 anos de reuniões, de tanto bem recebido, e de um encontro grande com Jesus, levados ao colo