Procurar
Close this search box.
Picture of Maria Noites

Maria Noites

A Maria é equipista desde 2021, pertence à E33 e é responsável pela Ação Social no setor de Évora. Está no 12º ano em Ciências e se precisarem de ouvir piadas secas contem com ela (é que no Encontro Nacional ficou conhecida como “a menina das piadas secas”!).

“Parte apressadamente para a Santidade!” – EJNS na JMJ

A Jornada Mundial da Juventude foi a maior benção que Portugal recebeu nos últimos tempos. Esta foi, não apenas uma peregrinação, nem somente uma festa da juventude, como também o maior encontro religioso com pessoas de todos os países do mundo (exceto as Maldivas), o que é algo tremendamente fascinante.

As EJNS têm uma capacidade incrível de juntar, acolher e abraçar as pessoas, à imagem de Maria, como nunca vi, sempre com genuinidade, sorriso na cara, sem que falte diversão. Posto isto não faria sentido escolher qualquer outra organização! 

Senti-me, ao longo dos 6 dias, em casa, e se eu tinha uma expectativa gigante, ela foi completamente ultrapassada!

Bandeira do YTOL (Youth Teams of Our Lady), que representa o movimento internacionalmente, pelas ruas de Lisboa

Ver 1,5 milhões de pessoas juntas com o mesmo propósito, as mesmas crenças e uma devoção imensa, é impossível ficar-se indiferente. Para nós cristãos é emocionante e arrepiante ver e, mais ainda, ter a hipótese de experienciar esta oportunidade única, a chamada “Once in a lifetime”.

Pessoalmente, tive a sorte de ver o Papa 3 vezes a menos de 2 metros, e numa dessas vezes, no Parque Tejo, a bandeira da EJNS, tal como todo o movimento, teve o privilégio e honra de ser abençoada pelo Papa, tendo este parado junto a nós.

A Adoração ao Santíssimo foi o que mais me marcou e encheu o coração. O respeito, a dignidade e o sentimento imenso de paz foram indiscritíveis.

Essa noite foi-me particularmente difícil por motivos familiares, e apesar de tudo não havia melhor altura para sentir Jesus a meu lado e a dar-me a mão depositando-me toda a fé e esperança que eu necessitava. 

O nosso movimento integrou 6 países, nomeadamente, Portugal, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Suécia e África do Sul, e sendo a EJNS o movimento que conhecemos, o convívio e companheirismo foram inevitáveis, enriquecendo e adensando-nos o espírito equipista. Sei que nesta Jornada fiz amizades para a vida, pessoas em que posso contar para tudo o que seja e isto são amizades em Cristo – O que Deus une ninguém separa!!!!!

Equipistas de diferentes países reunidos

O “boost” de Fé pós JMJ é gigante e mantê-lo pode ser fácil se continuarmos a rezar, a ouvir o Papa e a manter o contacto com quem conhecemos lá. E mesmo se este “boost” diminuir, das nossas memórias ninguém é capaz de tirar a benção única que foi a JMJ. 

E tal como Maria, levanta-te e parte apressadamente para a Santidade!

Ao Alto Equipas!!!!

Discernimento não é só para Padres e Freiras

Queridos equipistas, Fui desafiada a escrever-vos sobre a importância do discernimento. Não sei bem se serei a melhor ou a pior pessoa para falar sobre isto, mas é realmente um tema que me inquieta, e por isso vou arriscar deixar-me

Ser Equipista a 100%

31 de Janeiro, começou a P89. A base do movimento começa aí, em cada reunião de equipa, na nossa equipa base. Foram 9 anos de reuniões, de tanto bem recebido, e de um encontro grande com Jesus, levados ao colo

Quaresma 2024

Queridos equipistas! Começamos hoje o tempo de preparação para a Páscoa, o acontecimento central da nossa Fé! Vamos celebrar o que celebramos em cada Domingo, mas que é o Tudo da nossa vida: O Verbo que se fez carne, e