Procurar
Close this search box.
Vasco Maria Pinto Guimarães de Castro Mendonça

Vasco Maria Pinto Guimarães de Castro Mendonça

O Vasco é equipista desde 2019, da P117. Estuda Engenharia Eletrotécnica no Porto, coleciona legos e citando as suas palavras "Sou O acólito das Equipas!".

“MESTRES DA HUMANIDADE, MESTRES DA COMPAIXÃO” – ENCONTRO DE FORMAÇÃO

O Encontro de Formação é a melhor maneira de O conhecermos melhor, porque tal como dizia Santo Agostinho «Ninguém ama aquilo que não conhece.». Este ano, o Encontro de Formação teve como tema: «Mestres da Humanidade, Mestres da Compaixão», que foi retirado do discurso do Papa Francisco na Universidade Católica Portuguesa durante a Jornada Mundial da Juventude, e as conferências debateram temas do caderno de temas para este ano. Foi ótimo podermos aprofundar certas questões nas conferências que tivemos. Agora já somos todos uns “experts” e vamos muito mais preparados para as nossas reuniões.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de ir deixo-vos aqui um pequeno resumo para vos adoçar a boca para o próximo Encontro de Formação.

Os eventos das equipas que juntam mais do que um setor são sempre muito divertidos, pois este tipo de encontros dá-nos uma verdadeira sensação de movimento e de comunidade. Acima de tudo reafirma-nos que estamos no caminho certo para alcançar a santidade e poder voltar a encontrar os amigos que só vemos nestas ocasiões é a cereja no topo do bolo.

No primeiro dia, logo ao chegarmos, tivemos um tempo de convívio antes do jantar, enquanto esperávamos que todos chegassem e logo a seguir ao jantar tivemos a primeira conferência dedicada ao tema: «Penso na fertilidade responsável».

Um aspeto que achei muito interessante nas conferências deste encontro foi o facto de os oradores serem os autores dos textos do caderno de temas. Quem melhor nos pode explicar o que lá está escrito do que as pessoas que o escreveram! As conferências permitiram-nos perceber melhor a intenção por detrás de certas afirmações e permitiram-nos esclarecer todas as nossas dúvidas.

Depois da conferência tivemos a oração da noite em que nos focámos no discurso do Papa.

No segundo dia começámos com a oração da manhã seguida de um ótimo pequeno-almoço. Ao longo do dia fomos ouvindo vários oradores durante as conferências, mas o dia ficou marcado pelos momentos de partilha e discussão que se seguiram às conferências e ainda por uma excelente partida de futebol, por uma performance musical do Padre Bernardo Trocado e do Salvador Lavradio e pela adoração ao Santíssimo que tivemos à noite.

No último dia, ouvimos os últimos oradores e também este dia ficará na memória pelos vários momentos de convívio, partilha e reflexão.

Como sempre o aspeto menos bom (pelo menos para mim) foi a despedida que no meu caso é sempre difícil, porque significa que a vida vai voltar ao normal e só volto a ver os meus amigos no próximo encontro das equipas. Apesar de a vida voltar ao normal, a forma como encaramos é sempre ligeiramente diferente depois de um encontro deste tipo. O espírito que se vive ao longo do fim de semana acompanha-nos para o resto da vida.

A todos aqueles que nunca foram a um Encontro de Formação a única coisa que vos digo é: VÃO! Aos restantes digo: Até ao próximo!

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é WhatsApp-Image-2023-12-09-at-19.29.40-768x1024.jpeg

Equipistas de diferentes setores reunidos no Encontro de Formação

Ser Equipista a 100%

31 de Janeiro, começou a P89. A base do movimento começa aí, em cada reunião de equipa, na nossa equipa base. Foram 9 anos de reuniões, de tanto bem recebido, e de um encontro grande com Jesus, levados ao colo

Quaresma 2024

Queridos equipistas! Começamos hoje o tempo de preparação para a Páscoa, o acontecimento central da nossa Fé! Vamos celebrar o que celebramos em cada Domingo, mas que é o Tudo da nossa vida: O Verbo que se fez carne, e

4º Domingo do Advento

4º Domingo do Advento Maria dará à luz um Filho! Do Evangelho Segundo São Mateus (Mt 1, 18-25) O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida