Picture of Maria Madalena Furtado de Mendonça Menano de Carvalho

Maria Madalena Furtado de Mendonça Menano de Carvalho

Maria Invicta

Chegado o dia 10 de março, começou o famoso fim de semana dinamizado pelo setor do “Puuuorto”, o Maria Invicta. Com equipistas de todo o país e também do Brasil, vivemos três dias cheios de atividades e conferências, sempre acompanhados por Nossa Senhora.

Com o tema “Com Maria, continuai a caminhar n’Ele”, fomos meditando ao longo do fim de semana as estações da Via Sacra aos olhos de Nossa Senhora. Nesse sentido, unidos ao campo de férias Tochas, arrancámos com uma Via Sacra na Igreja do Santíssimo Sacramento, onde as EJNS costumam rezar o terço todos os dias 13.

Equipistas na baixa do Porto na tarde de Peddy Paper | Fotografia de Constança Novais Machado

Assim que acabou, seguimos para o Colégio das Escravas, onde ficámos instalados durante o fim de semana. Na oração da noite focámo-nos no “SIM” de Maria, renovado a cada dia e vivido numa presença discreta, porém constante, em todos os momentos importantes da vida de Jesus.

No sábado de manhã, para arrancarmos o dia da melhor forma, tivemos uma Missa celebrada pelo orientador espiritual do nosso setor, o querido Frei Zé Manel. Chegava então a hora da 1ª conferência, na qual recebemos com imenso gosto o Pe. Álvaro Balsas. Uma vez que o objetivo era esclarecer as nossas dúvidas de fé, e aproveitando o facto do Pe. Álvaro ser formado em Filosofia da Ciência, pensámos sobre como provar, através da razão, a existência de Deus.

E como não podia faltar, a seguir ao almoço fizemos o típico Peddy Paper pelo Porto, em que nos eram propostos vários desafios, como, por exemplo, tirar uma fotografia com uma grávida ou um careca, rezar com pessoas que encontrássemos na rua, etc. Não sei quanto aos outros, mas o meu grupo acabou a comer bifanas 🙂

O grupo da Nena a comer bifanas feliz da vida | Fotografia de Nena Carvalho

Fascinados com a vista da “inbicta” e desesperados por uma cadeira para descansar as pernas, voltámos ao colégio para ouvir um testemunho do Toninho Sousa Pereira, o nosso responsável, que não deixou ninguém indiferente.

Foi, então, depois do um bom jantar e algum convívio com cantorias que começou a Adoração ao Santíssimo, um momento em que nos pudemos unir ao silêncio de Maria e Jesus no monte do Calvário e, assim, meditar na firmeza inabalável da nossa Mãe celeste, que nunca vacilou e confiou cegamento em Deus e nos Seus planos. Que testemunho tão bom de como é possível carregar alegremente a nossa cruz com Cristo!

Frei José Manel e equipistas na Adoração ao Santíssimo | Fotografia de Constança Novais Machado

Depois desta noite que nos encheu do Espírito Santo, recebemos na manhã seguinte o António Damásio, numerário do Opus Dei, que nos deu um testemunho sobre como podemos permanecer “firmes na fé” no nosso dia a dia. Seguiu-se a celebração da Eucaristia com a comunidade e assim acabou mais um épico Maria Invicta.

Como diria o nosso responsável, “que grande graça” que é fazer parte deste grande movimento, que são as Equipas! Damos graças a Deus por mais um evento espetacular, que nos ajudou a dar mais um passo em frente no caminho para a santidade.

Ao alto, Equipas!!

“Façam o favor de ser felizes!”

Todos nós já ouvimos falar de castidade, mas que tema é este da teologia do corpo? Que tem de tão fascinante? O padre Paulo Araújo veio-nos falar um bocadinho sobre isto, e através do seu testemunho, e de umas piadas

Discernimento não é só para Padres e Freiras

Queridos equipistas, Fui desafiada a escrever-vos sobre a importância do discernimento. Não sei bem se serei a melhor ou a pior pessoa para falar sobre isto, mas é realmente um tema que me inquieta, e por isso vou arriscar deixar-me

Ser Equipista a 100%

31 de Janeiro, começou a P89. A base do movimento começa aí, em cada reunião de equipa, na nossa equipa base. Foram 9 anos de reuniões, de tanto bem recebido, e de um encontro grande com Jesus, levados ao colo