Procurar
Close this search box.
Picture of Maria Núncio e Duarte Cymerman

Maria Núncio e Duarte Cymerman

A Maria é equipista do setor de Lisboa e, atualmente, é responsável pela Comunicação na Expansão Centro e Sul. Estuda Literatura na Faculdade de Letras e a sua equipa (L350) já acabou, mas as EJNS continuam na sua vida! O Duarte está nas EJNS desde 2019 e faz parte da C98. Estuda Bioquímica na NOVA FCT e é responsável pela Comunicação no Setor de Cascais. Em 4 anos de equipista fez o feito de (só) levar jantar 2 vezes e sobremesa uma. Ah e é daltónico! (a mãe ajudava-o a escolher a roupa até ao 12º ano), por isso se começarem a ver o instagram das @ejns_cascais com cores estranhas falem com ele!

CAS 2023 – Convívio Anual de Secretariados

No fim-de-semana de 29 a 1 de outubro realizou-se o CAS, Convívio Anual de Secretariados das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, no Colégio Sra Boa Nova. Um encontro entre os secretariados que, durante os próximos dois anos, têm a missão de continuar a chegar, através do seu serviço, a cada equipista de Norte a Sul do país.

Durante estes dias compreendi a graça que é ser parte do rosto das EJNS. No olhar de quem as tem vindo a servir sempre notei a alegria que daí transbordava. O CAS refletiu precisamente esse dom desde o primeiro dia, multiplicado e concretizado em comunhão. Entre oração, partilha e convívio tivemos o privilégio de ouvir testemunhos que inspiraram e recentraram o nosso olhar para o essencial: Jesus. Relembraram que este não é um projeto nosso, mas de Deus, e que, nessa imensidão, cada um de nós é um mero instrumento desejoso de fazer a Sua Vontade. É isso que as Equipas nos propõem: a santidade “oferecida a cada pessoa de novo cada dia”(Sophia de Mello Breyner, O Retrato de Mónica).

Na verdade, essa foi a semente que a Jornada Mundial da Juventude plantou em cada coração e que agora quer crescer no nosso quotidiano, na vida de cada equipa, de cada secretariado, de cada região. Impossível seria, por isso, não recordar a semana que encheu as ruas de Lisboa com a alegria de milhares de peregrinos sedentos de Deus. Somos, depois das Jornadas, testemunhas vivas de como o compromisso vivido com alegria move, comove e transforma. O desafio agora estende-se na mensagem do Papa: “Partis daqui com o que Deus semeou no coração, fazei-o crescer, guardai-o com diligência”. Façamo-lo, então, crescer no que nos for entregue, e como Santa Teresa de Ávila rezemos: “Tu me moves, Senhor. / Move-me enfim o Teu Amor”.

De facto, o compromisso, na Graça de Deus, entregue por tantos equipistas ao longo do tempo, é o que nos permite viver hoje este movimento! Foi esse o exemplo que nos passaram o Sebastião Ribeiro, a Marta Carreiras, o Manel Azevedo Mendes e o casal Patrícia e Pedro Madeira Rodrigues: testemunhas de um “Sim”, que se concretizou na vida concreta de cada um e fez nela maravilhas.

Testemunho de Manuel Azevedo Mendes

Finalmente, entregamos estes dois anos nas Suas mãos, oferecendo-os à Nossa Mãe, confiantes em sermos Seus discípulos: rosto de um movimento alegre e crente no Amor de Jesus. É esta a proposta que se debruça sobre o nosso coração: procurar juntos com as Equipas o caminho para a santidade, pedindo forças para que nunca nos cansemos de dizer como Maria – “Eis-me aqui!”.

Maria Núncio

Pensava que o CAS ia ser uma ótima oportunidade para conhecer melhor o Secretariado de Cascais, mas, na realidade, fiquei a conhecer melhor as EJNS como movimento. Ir às Noites de Oração do meu setor, estar no Encontro Nacional, ser piloto são tudo coisas que me ajudaram a sentir que era equipista, mas foi neste fim de semana que finalmente percebi a importância das EJNS na minha vida, e o amor que sinto pelo movimento.

Estas conclusões vieram maioritariamente através da vivência com os outros Secretariados. Não conhecia ninguém, nem conhecia bem os de Cascais, mas lembrando que realmente todos somos jovens de Portugal, que vivem com alegria, a conversa fica muito fácil. A vergonha é anulada no momento em que percebemos que estamos lá pela mesma razão, pela mesma entrega, pelo mesmo movimento. E foi mesmo isso que aconteceu. A quantidade de conversas, ou melhor, desconversas que tive com pessoas que nunca tinha visto foi surreal. Nem sempre temos de falar sobre coisas úteis. Nos temas úteis, no entanto, senti-me em contacto com as engrenagens das EJNS. Perceber que eu próprio fazia parte delas, uma responsabilidade que apenas fez o meu amor pelo movimento crescer.

É bom sair do CAS e pensar que, durante dois anos, faço parte de uma equipa tão grande e variada, espalhada pelo país, mas que ao mesmo tempo é unida. Tinha a ideia errada de que os Secretariados eram muito isolados, que trabalhavam mais por si, uma ideia que foi rapidamente abatida ao discutir o que iamos fazer em termos de comunicação com o Secretariado de Lisboa. E quem diz Lisboa, diz qualquer outro setor. O entusiasmo para trabalhar com esta gente toda é muito.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é WhatsApp-Image-2023-10-09-at-10.38.27-1024x683.jpeg

Alguns dos elementos dos vários Secretariados das EJNS reunidos no CAS 2023

Queria terminar partilhando uma frase que já conhecia, mas que ouvi no CAS: “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.”. Para além de ser uma frase bonita, ajudou-me a entender que o convite para o Secretariado, no meu caso, não implica que eu seja uma máquina da comunicação (até porque decidiram convidar o tipo que não tem Instagram para gerir o Instagram). A equipa toda que está por detrás das EJNS foi escolhida, não só pelo Secretariado anterior, mas também por Maria. Conhecendo esta equipa, não é difícil de o perceber.

Ao alto, Equipas!

Duarte Cymerman

Discernimento não é só para Padres e Freiras

Queridos equipistas, Fui desafiada a escrever-vos sobre a importância do discernimento. Não sei bem se serei a melhor ou a pior pessoa para falar sobre isto, mas é realmente um tema que me inquieta, e por isso vou arriscar deixar-me

Ser Equipista a 100%

31 de Janeiro, começou a P89. A base do movimento começa aí, em cada reunião de equipa, na nossa equipa base. Foram 9 anos de reuniões, de tanto bem recebido, e de um encontro grande com Jesus, levados ao colo

Quaresma 2024

Queridos equipistas! Começamos hoje o tempo de preparação para a Páscoa, o acontecimento central da nossa Fé! Vamos celebrar o que celebramos em cada Domingo, mas que é o Tudo da nossa vida: O Verbo que se fez carne, e