Procurar
Close this search box.
Picture of Ana Miguel Fragoso Barros

Ana Miguel Fragoso Barros

A Ana é equipista de pilotagem na PAveiro 1, desde 2021, no setor da Expansão Norte. Estuda Ciências Biomédicas, é escuteira desde que se lembra e tem uma incapacidade crónica para não rir durante qualquer conversa.

Retiro de Advento

No fim de semana de 2 a 4 de dezembro, realizou-se em Viseu o Retiro de Advento das EJNS, um pequeno encontro dinamizado pela Expansão Norte, com o objetivo de nos prepararmos para receber Jesus nos nossos corações, no Natal.

Fomos acolhidos pelas irmãs do Convento de Santa Beatriz que, amorosamente, nos prepararam (deliciosas) refeições durante os dois dias em que os 16 equipistas lá estiveram.

Os dois dias de retiro aconteceram em Viseu, no Convento de Santa Beatriz | Fotografia de Ana Barros

Ao longo de todo o fim de semana foram dinamizadas diversas atividades de oração, partilha e convívio, quase como um “escape à azáfama do dia a dia”, que nos permitiram parar no tempo, refletir e recentrar as nossas vidas em Jesus.

Começamos a atividade com um jantar partilhado, um momento de convívio e diversão (momentos esses que não faltaram ao longo de todo o retiro). Seguiu-se a oração da noite, com o terço, em que também iniciámos a meditação do tema, sobre o desejo de reconciliação.

Ao longo da tarde, no Seminário da Ordem dos Combonianos, tivemos a oportunidade de individualmente realizarmos o nosso exame de consciência e nos confessarmos, seguido de partilha e oração, pequenos momentos que nos ajudam a crescer na fé e enquanto pessoas.

Os 16 sorridentes equipistas que participaram eram de vários setores (Expansão Norte, Porto e Lisboa) | Fotografia de Ana Barros

Participámos ainda na Eucaristia e pudemos conversar com as queridas irmãs que nos acolheram e carinhosamente nos falaram de si e de toda a história da sua ordem. Teve ainda lugar a adoração ao Santíssimo, durante toda a noite, a pares. Naturalmente, todos estes momentos foram acompanhados por muita alegria e sorrisos.

Pessoalmente, foi uma experiência muito enriquecedora e que, sinceramente, espero repetir. Permitiu-me esclarecer dúvidas, meditar e, acima de tudo, rezar e aproximar-me de Jesus, para além de ter conhecido pessoas magníficas que mal posso esperar para voltar a ver. Acredito que, enquanto jovens equipistas, não devem perder uma oportunidade como esta!! Vemo-nos para o ano!

Discernimento não é só para Padres e Freiras

Queridos equipistas, Fui desafiada a escrever-vos sobre a importância do discernimento. Não sei bem se serei a melhor ou a pior pessoa para falar sobre isto, mas é realmente um tema que me inquieta, e por isso vou arriscar deixar-me

Ser Equipista a 100%

31 de Janeiro, começou a P89. A base do movimento começa aí, em cada reunião de equipa, na nossa equipa base. Foram 9 anos de reuniões, de tanto bem recebido, e de um encontro grande com Jesus, levados ao colo

Quaresma 2024

Queridos equipistas! Começamos hoje o tempo de preparação para a Páscoa, o acontecimento central da nossa Fé! Vamos celebrar o que celebramos em cada Domingo, mas que é o Tudo da nossa vida: O Verbo que se fez carne, e