Duarte Maria Sentieiro Lufinha

Duarte Maria Sentieiro Lufinha

O Duarte é equipista do setor de Cascais desde 2022, pertencendo à CSC 108. Estuda Medicina na Universidade Nova. É cinto preto de judo, por isso tenham cuidado com ele. Se também forem fãs de Formula 1 ou do Sporting digam-lhe, ele vai gostar muito de falar sobre isso!

Encontro de Formação

O Encontro de Formação é uma oportunidade para nos dedicarmos a conhecer melhor Jesus e de nos encontrarmos com Ele, vendo a nossa vida ganhar uma nova forma e reconhcendo-O nas mais diversas realidades da mesma. E o último Encontro de Formação foi exatamente isto! À boleia do tema “A paz esteja convosco (Jo 20, 19-23), cerca de 30 equipistas foram passar o fim de semana de 25 a 27 de novembro ao Colégio do Ramalhão, em Sintra.

Equipistas no Encontro de Formação de 2022, no Colégio Ramalhão em Sintra. Fotografia de Pedro Arez Teixeira.

A primeira manhã do Encontro foi usada para trabalhar o silêncio. Não foi para trabalhar a tarefa simples de estarmos calados, mas o silêncio interior e como isso nos pode dar paz. Foi também um tempo para nos apercebermo-nos da importância deste silêncio na vida de Jesus e na de Nossa Senhora e- ajudados pelo Afonso Sampaio Soares– aprendemos a aplicá-lo nas nossas vidas.

O seminarista Afonso Sampaio Soares a falar sobre o silêncio aos equipistas, na manhã de 26 de fevereiro 2022. Fotografia de Pedro Arez Teixeira.

Na tarde de Sábado tivemos uma sessão de estudo, mas não, não foi sobre as cadeiras nas quais estamos a ter mais dificuldade na escola/faculdade. Passámos a tarde a estudar sobre a importância do trabalho humano na vida Cristã com o recurso aos mais variados textos. Depois tivemos uma conclusão desta tarde de estudo na qual o Prof. João César das Neves no foi explicar melhor a importância que esta temática deve ter para nós, e sobre a qual podemos discutir alguns pontos que nos estavam a causar “comichão”.

Coro da missa vespertina na Igreja Paroquial de São Pedro de Penaferrim. Fotografia de Pedro Arez Teiexeira.

Chegou a noite da passagem de ano! Sim, o Encontro foi em novembro, mas refiro-me à passagem de Ano Litúrgico. Nesta noite tivemos o Réveillon Litúrgico! Certamente ficará na memória de todos os presentes!

No último dia, tendo como subtema a “Paz em Missão”, contamos com a presença do Rodolfo Nona que nos veio dar o testemunho sobre a sua experiência entre o Líbano e a Síria, em missão humanitária em zonas de guerra. No fundo, foi falar-nos como podemos alcançar a Paz estando em países em guerra. É impressionante as surpresas que lhe foram aparecendo nestes locais – surpresas de encher o coração!

Equipistas na vila de Sintra. Fotografia de Pedro Arez Teixeira.

Por fim para acabar o Encontro de Formação em beleza, na presença de Nossa Senhora ao rezar o terço disfrutámos das paisagens e da natureza que o Colégio do Ramalhão nos proporcionou.

Saímos deste encontro de Formação de coração cheio, prontos para viver o Advento e para procurar a paz, seja a paz interior- a de coração- seja a Paz alcançada através da missão.

Depois de tudo passar, o que fica?

Maria e José já seguiram para o Egipto, os animais já voltaram a pastar, os pastores já caminham nos montes com as suas ovelhas, os magos já estão a chegar ao Oriente, o burro e a vaca já estão na

O presépio como nunca tinhas visto

O presépio como nunca tinhas visto foi o tema escolhido para a conferência de dia 15 de dezembro, com o Professor João César das Neves, no auditório de Santa Joana Princesa. Certamente um tema ambicioso para uma conferência, mas o

Retiro de Advento

No fim de semana de 2 a 4 de dezembro, realizou-se em Viseu o Retiro de Advento das EJNS, um pequeno encontro dinamizado pela Expansão Norte, com o objetivo de nos prepararmos para receber Jesus nos nossos corações, no Natal.