Procurar
Close this search box.
Duarte Maria Sentieiro Lufinha

Duarte Maria Sentieiro Lufinha

O Duarte é equipista do setor de Cascais desde 2022, pertencendo à CSC 108. Estuda Medicina na Universidade Nova. É cinto preto de judo, por isso tenham cuidado com ele. Se também forem fãs de Formula 1 ou do Sporting digam-lhe, ele vai gostar muito de falar sobre isso!

Encontro de Formação

O Encontro de Formação é uma oportunidade para nos dedicarmos a conhecer melhor Jesus e de nos encontrarmos com Ele, vendo a nossa vida ganhar uma nova forma e reconhcendo-O nas mais diversas realidades da mesma. E o último Encontro de Formação foi exatamente isto! À boleia do tema “A paz esteja convosco (Jo 20, 19-23), cerca de 30 equipistas foram passar o fim de semana de 25 a 27 de novembro ao Colégio do Ramalhão, em Sintra.

Equipistas no Encontro de Formação de 2022, no Colégio Ramalhão em Sintra | Fotografia de Pedro Arez Teixeira

A primeira manhã do Encontro foi usada para trabalhar o silêncio. Não foi para trabalhar a tarefa simples de estarmos calados, mas o silêncio interior e como isso nos pode dar paz. Foi também um tempo para nos apercebermo-nos da importância deste silêncio na vida de Jesus e na de Nossa Senhora e- ajudados pelo Afonso Sampaio Soares– aprendemos a aplicá-lo nas nossas vidas.

O seminarista Afonso Sampaio Soares a falar sobre o silêncio aos equipistas, na manhã de 26 de fevereiro 2022 | Fotografia de Pedro Arez Teixeira

Na tarde de Sábado tivemos uma sessão de estudo, mas não, não foi sobre as cadeiras nas quais estamos a ter mais dificuldade na escola/faculdade. Passámos a tarde a estudar sobre a importância do trabalho humano na vida Cristã com o recurso aos mais variados textos. Depois tivemos uma conclusão desta tarde de estudo na qual o Prof. João César das Neves no foi explicar melhor a importância que esta temática deve ter para nós, e sobre a qual podemos discutir alguns pontos que nos estavam a causar “comichão”.

Coro da missa vespertina na Igreja Paroquial de São Pedro de Penaferrim | Fotografia de Pedro Arez Teiexeira

Chegou a noite da passagem de ano! Sim, o Encontro foi em novembro, mas refiro-me à passagem de Ano Litúrgico. Nesta noite tivemos o Réveillon Litúrgico! Certamente ficará na memória de todos os presentes!

No último dia, tendo como subtema a “Paz em Missão”, contamos com a presença do Rodolfo Nona que nos veio dar o testemunho sobre a sua experiência entre o Líbano e a Síria, em missão humanitária em zonas de guerra. No fundo, foi falar-nos como podemos alcançar a Paz estando em países em guerra. É impressionante as surpresas que lhe foram aparecendo nestes locais – surpresas de encher o coração!

Equipistas na vila de Sintra | Fotografia de Pedro Arez Teixeira

Por fim para acabar o Encontro de Formação em beleza, na presença de Nossa Senhora ao rezar o terço disfrutámos das paisagens e da natureza que o Colégio do Ramalhão nos proporcionou.

Saímos deste encontro de Formação de coração cheio, prontos para viver o Advento e para procurar a paz, seja a paz interior- a de coração- seja a Paz alcançada através da missão.

Ser Equipista a 100%

31 de Janeiro, começou a P89. A base do movimento começa aí, em cada reunião de equipa, na nossa equipa base. Foram 9 anos de reuniões, de tanto bem recebido, e de um encontro grande com Jesus, levados ao colo

Quaresma 2024

Queridos equipistas! Começamos hoje o tempo de preparação para a Páscoa, o acontecimento central da nossa Fé! Vamos celebrar o que celebramos em cada Domingo, mas que é o Tudo da nossa vida: O Verbo que se fez carne, e

4º Domingo do Advento

4º Domingo do Advento Maria dará à luz um Filho! Do Evangelho Segundo São Mateus (Mt 1, 18-25) O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida