Procurar
Close this search box.
Picture of Carmo Paiva Brandão

Carmo Paiva Brandão

A Carmo pertence ao setor de Santarém, à S56. Estuda ciências, é uma pessoa que adora fazer anos e no ano passado gostou ainda mais porque foi durante o Maria do Ribatejo (se não sabes que atividade é esta, lê o artigo até ao fim)!

“Chama-nos para nos refazer” – MARIA DO RIBATEJO

Este ano, o tema da grande Maria do Ribatejo vem de uma frase dita pelo nosso querido Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, de forma a relembrar a Alegria incrível e a grande proximidade a Deus vivida nesses dias.

Com este tema, Ele bate-nos de novo à porta e chama-nos à Alegria e ao entusiasmo que é viver em Cristo e com Cristo, sempre com Nossa Senhora ao nosso lado.

Com isto, sabemos que Ele nos chama para caminharmos com Ele e para nos refazermos! O chamamento para esta MR é exemplo disso, pois fazemos uma pausa da atribulação constante do nosso dia-a-dia e, parando, apercebemo-nos que Ele nos chama a ouvi-Lo, confiar e rezar.

Por isso, aproveitámos estes dias para termos tempo para nós e, sobretudo, para Ele; para vivermos juntos a fé em Cristo e crescermos nela, e junto a Ele e a Nossa Senhora, abrimos-Lhes a porta e deixamo-Lo entrar, falar e refazermo-nos! 

No passado dia 27, equipistas de vários setores chegavam a Valada, com um grande ambiente e a viver intensamente a alegria que é ser equipista (durante todo o fim de semana a animação não faltou!)

Estes dias começaram logo em grande! Depois de um ótimo jantar e de diversas dinâmicas para nos conhecermos uns aos outros e colocar a conversa em dia com quem já conhecíamos, fomos diretos à capela para a oração da noite, momento em que nos foi apresentado o tema que ia ser abordado durante todo o fim de semana!

Neste momento de oração abordámos o facto de Jesus nos chamar e tal permitiu-nos perceber que a verdade é mesmo esta: Jesus chama-nos, especialmente à santidade, para que O possamos escutar e para que deixemos Cristo viver em nós!

Abordámos ainda a importância da oração e da entrega total nas mãos de Deus, porque só através da oração e do silêncio conseguimos perceber o que é que Ele quer de nós e a Sua missão para nós! 

Depois de recarregarmos energias para o grande dia que nos esperava tivemos logo de manhã missa e momento de oração em grupo, em que refletimos sobre o nosso Sim a Deus!

Para terminar a manhã em grande tivemos um jogo em equipas em que houve partilha e conhecemo-nos melhor uns aos outros, preparação de um teatro por equipa e apresentação!

Depois de uma manhã em cheio almoçámos uma grande refeição preparada pela espetacular equipa da cozinha! Entre grandes cantorias, animação e os famosos jogos de matraquilhos partimos para a primeira grande conferência, em que a oradora Constança Santos Silva nos falou de sermos “Chamados para nos Refazermos na Missão”.

De seguida ouvimos a Conferência da Maria Clementina e do Luís Almada, que nos falaram de sermos “Chamados para nos Refazer na Família” e de termos esperança naquilo que são as nossas tempestades!

No fim do dia, sempre com muita animação e entre conversas e convívio assistimos todos juntos à grande final de rugby, e partimos sem demora para a procissão, em que fomos acompanhados pelas pessoas da comunidade Valada e juntos rezámos o terço com Nossa Senhora!

Para terminar em grande este dia, não havia melhor maneira senão com Adoração ao Santíssimo em que parámos para estar com Ele, ouvimos, contemplamos e também nos deixámos ser olhados por Ele, e deixámo-nos refazer o nosso Sim a Deus! 

Mais um dia chegou com uma manhã cheia de animação! Entre arrumações e limpezas tivemos mais duas conferências.

Em primeiro lugar, ouvimos a “Equipa Maravilha” que nos falou sobre sermos “Chamados para nos Refazer com Maria” e ouvimos a origem do nosso espetacular Hino das EJNS. Na última conferência ouvimos o grande seminarista Afonso Sampaio Soares, que nos falou sobre o enorme tesouro que é a Fé e sobre sermos “Chamados para nos refazermos na Vocação”.

Acabámos este fim-de-semana épico com missa e entre despedidas e muitas fotografias, tínhamos uma grande esperança que nos deixa a todos com muita alegria e tranquilidade: saber que em 2024 há mais uma Maria do Ribatejo!  

Por fim, entre um grande fim-de-semana que foi este da Maria do Ribatejo, entre ótimas conversas, amizades em Cristo, e com um grande espírito equipista, que mostra a alegria que é viver em Cristo, Santarém começou em grande este ano equipista!

Discernimento não é só para Padres e Freiras

Queridos equipistas, Fui desafiada a escrever-vos sobre a importância do discernimento. Não sei bem se serei a melhor ou a pior pessoa para falar sobre isto, mas é realmente um tema que me inquieta, e por isso vou arriscar deixar-me

Ser Equipista a 100%

31 de Janeiro, começou a P89. A base do movimento começa aí, em cada reunião de equipa, na nossa equipa base. Foram 9 anos de reuniões, de tanto bem recebido, e de um encontro grande com Jesus, levados ao colo

Quaresma 2024

Queridos equipistas! Começamos hoje o tempo de preparação para a Páscoa, o acontecimento central da nossa Fé! Vamos celebrar o que celebramos em cada Domingo, mas que é o Tudo da nossa vida: O Verbo que se fez carne, e