Quarta-feira da 4ª Semana da Quaresma
22 de Março
A liturgia da Igreja pressupõe, integra e santifica elementos da criação e da cultura humana, conferindo-lhes a dignidade de sinais da graça, da nova criação em Cristo Jesus.
Catecismo da Igreja Católica, §1149
A Quaresma e a Páscoa são tempos muito ricos, repletos de pequenos gestos e símbolos que representam importantes mistérios da nossa fé. Por isso, ao longo das próximas quartas-feiras, propomos que rezem por meio dos “sinais deste tempo”, para que encontrem neles a grandeza e a proximidade do Criador que Se faz próximo de nós.
Hoje, olhamos para o lava-pés.
«Jesus, sabendo que o Pai tudo lhe colocara nas mãos e que de Deus saíra e para Deus voltava, levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, atou-a à cintura. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a secá-los com a toalha que tinha atado à cintura. Chegou, então, a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, Tu vais lavar-me os pés?”. Respondeu Jesus e disse-lhe: “O que Eu estou a fazer, tu não o compreendes agora; entenderás depois”. Disse-lhe Pedro: “Jamais me lavarás os pés!”. Respondeu-lhe Jesus: “Se não te lavar, não terás parte comigo”. Disse-lhe Simão Pedro: “Senhor, então não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Disse-lhe Jesus: “Quem tomou banho não tem necessidade de lavar senão os pés, pois está inteiramente puro”»
Jo 13, 3-10