Procurar
Close this search box.

Quarta-feira da 3ª Semana da Quaresma

15 de Março

A liturgia da Igreja pressupõe, integra e santifica elementos da criação e da cultura humana, conferindo-lhes a dignidade de sinais da graça, da nova criação em Cristo Jesus.


Catecismo da Igreja Católica, §1149

A Quaresma e a Páscoa são tempos muito ricos, repletos de pequenos gestos e símbolos que representam importantes mistérios da nossa fé. Por isso, ao longo das próximas quartas-feiras, propomos que rezem por meio dos “sinais deste tempo”, para que encontrem neles a grandeza e a proximidade do Criador que Se faz próximo de nós.

Hoje, olhamos para os ramos.

«Embora O recebessem com muitos cânticos e ramos, o Senhor chorava. Tendo o coração longe d’Ele, retribuíam-Lhe com aqueles sinais e decorações exteriores; poderíamos dizer que com isso faziam mais festa a si mesmos do que a Deus. Assim fazem muitos hoje em dia: quando há uma festa grandiosa nalgum sítio, costumam alegrar-se mais pelo que se hão de divertir nela – por ver e ser vistos, por comer, por outras intenções suas –, do que por agradar a Deus. […] A razão de servir a Deus há de ser só por ser quem Ele é, não interpondo outros fins. E assim, não O servindo só por ser quem é, é servi-Lo sem que Ele seja a causa final»

São João da Cruz