Procurar
Close this search box.

Domingo de Páscoa

9 de Abril

Cristo ressuscitou! Aleluia!

Chegámos ao fim da nossa caminhada quaresmal. Agora, Jesus convida-nos a continuar o nosso caminho até Ele, vivendo e partilhando a alegria da Sua Ressurreição.

Da homilia do Papa Francisco na Vigília Pascal:

As mulheres, diz o Evangelho, “foram visitar o túmulo” (Mt 28,1). Elas pensam que Jesus está no lugar da morte e que tudo acabou para sempre. Por vezes também nos acontece pensar que a alegria do encontro com Jesus pertence ao passado, enquanto no presente conhecemos sobretudo túmulos selados: os das nossas desilusões, da nossa amargura, da nossa desconfiança, os de “não há mais nada a fazer”, “as coisas nunca mudarão”, “melhor viver dia após dia” porque “de amanhã não há certeza”. Também nós, se fomos dominados pela dor, sobrecarregados pela tristeza, humilhados pelo pecado, amargurados por algum insucesso ou aborrecidos por alguma preocupação, experimentamos o sabor amargo do cansaço e vimos a alegria no nosso coração extinguir-se (…).

Isto, então, é o que faz a Páscoa do Senhor: exorta-nos a avançar, a sair da sensação de derrota, a rolar a pedra dos túmulos em que muitas vezes confinamos a esperança, a olhar com confiança para o futuro, porque Cristo ressuscitou e mudou o rumo da história; mas, para isso, a Páscoa do Senhor leva-nos de volta ao nosso passado de graça, faz-nos regressar à Galileia, onde a nossa história de amor com Jesus começou, onde foi o primeiro chamamento.

Sim, para caminhar devemos recordar; para ter esperança, devemos alimentar a memória. E este é o convite: recordar e caminhar! Se recuperarmos o primeiro amor, a maravilha e a alegria do encontro com Deus, seguiremos em frente. Lembrem-se e caminhem.

Lembrai-vos da vossa Galileia e caminhai em direção à vossa Galileia. É o “lugar” onde chegaste a conhecer Jesus pessoalmente, onde para ti Ele não permaneceu um personagem histórico como outros, mas tornou-se a pessoa da vida: não um Deus distante, mas o Deus que está próximo, que te conhece mais do que ninguém e te ama mais do que qualquer outra pessoa. Irmão, irmã, lembra-te da Galileia, a tua Galileia: da tua chamada, daquela Palavra de Deus que num preciso momento te falou precisamente; daquela forte experiência no Espírito, da maior alegria de perdão sentida depois daquela Confissão, daquele momento intenso e inesquecível de oração, daquela luz que se iluminou no interior e transformou a tua vida, daquele encontro, daquela peregrinação… Todos sabem onde está a sua Galileia, cada um de nós conhece o seu lugar de ressurreição interior, o inicial, o fundador, aquele que mudou as coisas. Não podemos deixá-lo no passado, o Ressuscitado convida-nos a ir lá para fazer a Páscoa. Lembra-te da tua Galileia, reaviva-a hoje. Volte a esse primeiro encontro (…).

Lembrai-vos e caminhai: voltai para Ele, encontrai em vós a graça da ressurreição de Deus! Volta para a Galileia, volta para a tua Galileia.

Irmãos, irmãs, sigamos Jesus para a Galileia, encontremo-nos com Ele e adoremo-Lo lá onde Ele espera cada um de nós. Reavivemos a beleza de quando, tendo-O descoberto vivo, O proclamamos Senhor das nossas vidas. Regressemos à Galileia, à Galileia do nosso primeiro amor: regressemos cada um à nossa própria Galileia, à do nosso primeiro encontro, e ergamo-nos para uma nova vida!