Sexta-feira da 3ª Semana do Advento

Renasça a caridade!

As sextas-feiras da nossa proposta para rezar o advento serão todas elas dedicadas à caridade. No primeiro domingo do advento fomos convidados a vigiar. De facto, não sabemos nem o dia nem a hora, mas sabemos que a caridade não tem dia nem hora: toda a nossa existência é vocação ao amor, não precisamos de esperar por ocasiões para amar!

“Que nos quer dizer a manjedoura? Pelo menos três coisas: proximidade, pobreza e concretismo.

Na manjedoura incómoda da rejeição, acomoda-Se Deus: vem para ali, porque nela está o problema da humanidade, a indiferença gerada pela pressa devoradora de possuir e consumir. Cristo nasce lá e, naquela manjedoura, descobrimo-Lo próximo.

Certamente não é fácil deixar o tépido calor do mundanismo para abraçar a nua beleza da gruta de Belém, mas lembremo-nos de que, sem os pobres, verdadeiramente não é Natal. Sem eles, festeja-se o Natal, mas não o de Jesus… Irmãos, irmãs, no Natal Deus é pobre: renasça a caridade!

Jesus, que nasce pobre, viverá pobre e morrerá pobre, não fez muitos discursos sobre a pobreza, mas viveu-a, em toda a sua profundidade, por nós. Da manjedoura à cruz, o Seu amor por nós foi palpável, concreto: do nascimento à morte, o filho do carpinteiro abraçou a aspereza da madeira, a aspereza da nossa existência. Não nos amou com palavras, não nos amou por divertimento!

Não deixemos passar este Natal sem fazer algo de bom. Uma vez que é a festa d’Ele, o Seu aniversário, ofereçamos-Lhe prendas de que Ele gosta! No Natal, Deus é concreto: em Seu nome, façamos renascer um pouco de esperança em quem a perdeu!”

Adaptado da homilia do Papa Francisco na Missa da Noite de Natal, 24 de dezembro de 2022

Em resposta ao pedido do Papa Francisco, incentivamos-te a pores-te ao serviço dos mais pobres. Propomos que faças uma das próximas refeições em maior quantidade do que aquilo que irias fazer e que a leves a alguma instituição que a possa distribuir pelos mais pobres: Refood, Comunidade vida e paz, entre outras. Outra forma de servir poderá ser através da compra de bens alimentares e entrega dos mesmos em instituições que os distribuam: Banco Alimentar, entre outras.

O fruto do silêncio é a oração,

O fruto da oração é a fé,

O fruto da fé é o amor,

O fruto do amor é o serviço,

O fruto do serviço é a paz!

Santa Teresa de Calcutá