Procurar
Close this search box.

Segunda-feira da 2ª Semana do Advento

6 horas com São José

Esta semana pomos os olhos em São José, e no seu papel na Sagrada Família. Pai na Terra de Jesus, foi com ele que Jesus aprendeu a ser Filho e a estar em relação com O Pai.

Salve, Guardião do Redentor!

E esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o Seu Filho,;

Em vós, Maria depositou a sua confiança;

Convosco, Cristo tornou-Se homem;

Ó bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós,

E guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

E defendei-nos de todo o mal.

Ámen

Mike Moyers, Carpenter

15h – Silêncio: São José é o homem do silêncio, ao longo de todos os evangelhos, não há nada que saia da sua boca. Esta marca ensina-nos muito: além do silêncio exterior, além do silêncio interior, há um silêncio diferente, que vem de Deus, que se abate sobre nós e que traz a própria presença de Deus. É neste silêncio que São José habita. É através de um sonho que São José tem a revelação do desígnio de Deus para a sua vida. É capaz de reconhecer num sonho a vontade, a palavra e a presença do próprio Deus. Virtude de uma atenção que só o silêncio permite, e que o leva a encontrar Deus em lugares tão surpreendentes como os sonhos.

16h – Vocação: É alguém que nos ensina o que é a vocação: Deus a meter-se, a propor-se a cada um de nós, e a transmitir-nos a sua vontade a nosso respeito. O que São José percebe é que nós somos muito mais quem Deus quer que nós sejamos do que outra coisa qualquer: o que gostávamos de ser, o que nós achamos que os outros esperam que nós sejamos. Todas estas coisas que nos distraiem tanto não são a primeira verdade sobre nós. São José é um revolucionário no sentido  em que revoluciona a sua própria vida para que nela possa caber o designio que Deus tem acerca dele.

17h – Paternalidade: São José foi o escolhido por Deus para ser o Pai de Jesus, e Jesus aprende com São José o que é um Pai! A palavra que Jesus usa para se dirigir a Deus, «Abba», foi a que aprendeu com São José. É com a intimidade, proximidade e afetividade da sua relação com São José, que Jesus compreende a sua relação com Deus. Assim,  podemos sempre recorrer a São José para cada vez mais perceber como Deus é um Pai para nós!

18h – Paciência: São José aceita a vida como ela é: sabe esperar, e depois atua com prudência, coragem e determinação. Em geral, somos pouco pacientes: 1) quando as coisas, acontecimentos e pessoas não são como queremos; 2) quando não acontecem ao ritmo que queremos. Enfrentando a gravidez inesperada de Nossa Senhora, e conhecendo-a, não descuidou da honestidade desta mulher. O que se passava? Tomou a decisão mais prudente: não sendo capaz de simulações nem de acusar a mulher inocente, saiu de cena. Preferiu ser injustamente acusado, do que ser ele injusto. Deus deixou-o, e São José soube esperar, até que lhe mostrou a grandeza que estava a acontecer através do anjo. José aceitou a realidade como se lhe apresentava, esperou, e conhecendo a vontade de Deus, cumpriu-a fielmente. Peçamos a Deus a graça de aceitar a vida como ela se aprenta! Confiar em Deus, que governa as nossas vidas e tudo o que nelas acontece! E, não ficar de braços cruzados, “Deus conta com a nossa coragem criativa!” (Papa Francisco)

19h – Castidade: Castíssimo São José! «Castidade é a liberdade da posse em todos os campos da vida. O amor só é verdadeiramente tal quando é casto!» (Papa Francisco). A castidade, a liberdade e o amor, têm que andar juntos. Olhamos para São José como modelo das três. A castidade abre portas para vivermos o verdadeiro amor e a verdadeira liberdade. Quem é casto, ama livremente! São José desempenhou o seu papel completamente livre, o maior sinal da sua liberdade é a sua capacidade de decisão: aceitar os desafios que Deus dá e pô-los em prática.  O anjo Gabriel fala-lhe, e ele cumpre. Esta é a grande liberdade: não fica a pensar, a medir os prós e os contras, a pensar a melhor forma de ganhar do que vai fazer…Deus diz e ele faz! Liberdade não é fazer o que eu quero, é caminhar para fazer o bem. Peçamos um coração livre, casto e que sabe amar!

20h – Humildade: O que fazer depois de se deparar com Nossa Senhora grávida? Na deliberação de São José, sabemos que o que fez foi repudiar Nossa Senhora em segredo, e dá-lhe o benefício da dúvida. A repudiaçaõ em segredo revela uma certa humildade de quem sabe que não consegue ver tudo. São José vai dormir e o Anjo diz-lhe a decisão correta a tomar: acolher a sua mulher. Apesar da deliberação cuidada, estava aberto a uma perspetiva sobrenatural, tinha Deus na equação.

Oração da humildade de São José

Ensinai-me José:

Como ser “não protagonista”;

Como avançar, sem pisar;

Como colaborar, sem se impôr;

Como amar, sem exigir.

Dizei-me José:

Como viver, sendo “número dois”;

Como fazer coisas extraordinárias,

Desde um segundo posto.

Explicai-me José:

Como ser grande, sem se exibir;

Como lutar, sem aplauso;

Como avançar, sem publicidade;

Como perseverar e morrer,

Sem esperar uma homenagem.