Procurar
Close this search box.

Sábado da 2ª Semana do Advento

Atraídos pela luz de Belém

Quer a Páscoa, quer o Advento, estão repletos de símbolos que representam importantes mistérios da nossa fé. Ao longo das próximas sextas-feiras vamos propor que rezem por meios destes dos “sinais deste tempo”, para que encontrem neles a grandeza e a proximidade do Criador que se faz próximo de nós.

“O Advento é uma viagem em direção a Belém. Que nos deixemos atrair pela luz do Deus feito homem!” (Papa Francisco)

É costume fazermos a Coroa de Advento, nas nossas Igrejas e em casa, e com ela vêm as quatro velas que acendemos ao longo dos 4 Domingos do Advento. O que significam estes símbolos para a Igreja Católica?

A Coroa de Advento é uma tradição cristã secular. São colocadas nas Igrejas perto do Altar, e nas nossas casas nas salas comuns. Estão sempre num local de comunhão, para que todos a vejam e apreciem.

A origem desta tradição remonta à Alemanha pagã, onde os germânicos acendiam velas à volta de coroas de flores para celebrar o solstício de Inverno, como antecipação do crescimento dos dias e diminuição das noites. Na idade média terá evoluído já para a coroa que conhecemos hoje. A forma circular representa o Amor de Deus, que não tem fim, e a vida eterna junto Dele.

«É necessário que ele cresça e que eu diminua.» Jo 3, 30

Disse-nos estas palavra João Baptista, referindo-se a Jesus. É sim necessário que a luz do mundo cresça e que eu diminua para deixar que essa luz brilhe em mim. É isso que as velas representam, o acender gradual de cada uma é esta passagem posta em prática.

Cada vela da Coroa representa um dos domingos do Advento. 

A primeira é a vela da Esperança, também chamada “da profecia”, as leituras deste domingo levam-nos às previsões de Isaías sobre o nascimento de Jesus e a realização de todas as promessas feitas por Deus aos profetas do Antigo Testamento pelo Seu filho Jesus. Esta vela é roxa, cor da realeza. «Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.» Jo 19, 37

A segunda vela é a vela da Paz, roxa como a primeira e chamada também “de Belém”. Esta vela recorda-nos a viagem de Maria e José até Belém, uma viagem que trará ao mundo o nosso Salvador. «Que sejamos neste mundo um raio daquela luz que brilhou de Belém, trazendo alegria e paz aos corações de todos os homens e mulheres.»– Papa Francisco

A terceira vela é a vela da Alegria, a única cor-de-rosa, assim como as vestes litúrgicas que são utilizadas neste domingo, o “Domingo Gaudete”.  Remonta-nos à alegre expectativa dos pastores que partiram para a manjedoura, anunciados pelos anjos sobre o menino que acabara de nascer, é por isto também chamada vela “do pastor”. “O anjo disse-lhes: «Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura» Lc 2,10-12

A quarta vela é a vela do Amor, também chamada “do Anjo”. Esta vela é o símbolo do Amor de Deus, que nos enviou o seu único filho para nos salvar. É de cor púrpura, remetendo-nos à espera ansiosa do novo Reino de Deus, da segunda vinda do Seu filho Jesus. «Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim.» Apocalipse 22,13

Senhor Jesus, Mestre da luz e das trevas, enviai o vosso Espírito Santo sobre a nossa preparação para o Natal.

Nós, que temos tanto o que fazer, procuramos espaços tranquilos para ouvir a Tua voz todos os dias.

Nós, que estamos preocupados com muitas coisas, esperamos ansiosamente a tua vinda entre nós.

Nós, que somos abençoados de tantas maneiras, desejamos a alegria completa do Vosso Reino.

Nós, cujos corações estão pesados, procuramos a alegria da Tua presença.

Somos o Teu povo, caminhando nas trevas, mas procurando a luz. A Ti, dizemos: “Vem, Senhor Jesus!”

(Oração do Pe. Henri J.M. Nouwen para o advento)