Quinta-feira da 1ª Semana do Advento
Eis-me aqui!
A proposta de hoje, quinta-feira, é uma proposta para um tempo de adoração. Todos os dias somos convidados à adoração de Jesus Sacramentado, mas sobretudo às quintas-feiras: um dia tão especial e particular em que recordamos a centralidade do mistério eucarístico na vida da Igreja.
“A Virgem Santíssima, Mãe de Jesus e nossa Mãe, que com José seu Esposo adorou o Filho de Deus feito homem na mesma noite do seu nascimento, e que em tantas outras noites, em Belém e Nazaré, velou o seu sono, seja o modelo de todos os adoradores e adoradoras nocturnos de Jesus Sacramentado.”
São João Paulo II
Meu Deus eu creio, adoro, espero, e amo-Vos,
Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
- Pára e sintoniza o teu coração na Verdade diante de ti: Jesus, o Filho de Deus vivo
- Se não te conseguires focar, entrega-o a Deus: “Senhor, eis-me aqui como estou!”
- Percebes que, na Adoração, estás diante de Jesus, tal como Maria e José estiveram?
- Pede que a presença real de Jesus te molde à Sua imagem!
Lectio Divina
Leitura: Lê e relê atentamente esta passagem: o diálogo mais importante da história! Põe em relevo o mais importante: o contexto, as personagens, o ambiente, sentimentos e a mensagem central.
Do Evangelho Segundo São Lucas (Lc 1, 26-38)
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David. O nome da virgem era Maria. Entrado onde ela estava, disse: “Salve, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que espécie de saudação seria esta. Disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, pois encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no ventre e darás à luz um filho, e chamá-lo-ás com o nome Jesus. Ele será grande, será chamado Filho Altíssimo e o Senhora Deus lhe dará o trono de David, seu pai; reinará para sempre sobre a casa de Jacob e o seu reino não terá fim”. Maria, porém, disse ao anjo: “Como será isso, uma vez que não conheço homem?”. Respondendo, o anjo disse-lhe: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá. Por isso, o que é concebido santo será chamado Filho de Deus. E eis que Isabel, tua parente, também ela concebeu um filho na sua velhice e este é o sexto mês para ela, a quem chamavam de estéril, porque nenhuma palavra quem de Deus é impossível”. Maria disse, então: “Eia a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!”. E o anjo partiu de junto dela.
Meditação: Aproveita este tempo para interiorizar e confrontar o texto com a tua vida. O que me diz hoje, aqui e agora, esta Palavra?
- Deus conhece Maria e a sua história e vem até Ela num tempo e espaço concretos. Hoje, vem também até ti, aqui e agora. Acalma o coração, que não te passe nada pela cabeça se não esta vinda de Deus até ti
- Apercebeste-te da liberdade de Maria? Deus chamou-a por encontrar nela a liberdade necessária a que este convite não fosse uma imposição. Desejas crescer nesta liberdade, com Maria?
- “Para Deus nada é impossível”: confias verdadeiramente na Providência divina?
- Como Maria e o seu “fiat”, um sim de toda alma e de todo o coração, abandonas-te ao que Deus sonha para ti?
Oração: A oração é fruto do que provoca a Palavra escutada e meditada. Tudo se funde num diálogo com Deus: louvor, agradecimento, súplica, …
Contemplação: A contemplação é o fruto que se exprimenta depois de ter rezado a Palavra, é dom do Espírito Santo!
Bendito seja Deus,
Bendito o Seu santo Nome.
Bendito Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito o Nome de Jesus.
Bendito o Seu sacratíssimo Coração.
Bendito Seu preciosíssimo Sangue.
Bendito Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito o Espírito Santo Paráclito.
Bendita a excelsa Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita a sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita a sua gloriosa Assunção.
Bendito o nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito S.José, seu castíssimo esposo.
Bendito Deus, nos seus Anjos e nos seus Santos.
Ámen.